Empresa

História

A confeitaria Sabor de Luna nasceu de uma saudade. Os irmãos Coppetti, nascidos em Montevideo e residentes em Porto Alegre há mais de trinta anos, sentiam falta do sabor da infância - as medialunas feitas de pura manteiga, o verdadeiro dulce de leche, as receitas típicas do prata - tal como os vigilantes, os alfajores, os bocaditos, as palmitas, as plantillas, as tortas chajá e rogel, os panchos e os sanduiches de miga, tão finos que "dobram na mão".


Era um sonho antigo, realizado por quem entende a cultura uruguaia. Em 2011 foi inaugurada a primeira loja Sabor de Luna - uma pequena boutique gastronômica na rua Freire Alemão n° 328 que, de cara, conquistou a simpatia da vizinhança e logo recebeu mesinhas na calçada, a pedido dos próprios clientes que acabavam ficando para um café ou um lanche mais demorado. As mesas sob a linda nogueira acomodavam com charme os bate-papos descontraídos, mas eram poucas para a grande demanda.


A fim de oferecer um local maior, tipo 'cafeteria', a Sabor de Luna fez uma parceria abrindo filial na Rua Pedro Ivo. Esta parceria funcionou de outubro de 2012 a outubro de 2015, mas, devidos a algumas divergências operacionais, optamos por desfazer este ponto e voltar a concentrar nossas atividades apenas na Rua Freire Alemão, onde produzimos todas as delícias que entregamos ao mercado.
Assim pudemos reorganizar a administração e melhorar em tudo. Modernizamos a identidade visual, reformamos a loja, lançamos novos produtos (em especial os pães artesanais), aumentamos as fornadas de medialunas para estarem sempre fresquinhas, e inauguramos nesse local o nosso PASTIFÍCIO! Agora produzimos também as famosas massas recheadas uruguaias (sorrentinos, ravioles e raviolones) – deliciosas opções para uma completa refeição. Tudo hecho a mano, hecho com gusto.


A loja está focada no conceito "take away" – oferecendo soluções práticas de alimentos para consumo rápido ou para levar para casa: panchos, pizzetas, sanduiche de miga, empanadas, quiches, tortinhas doces (em porção e grandes), massas recheadas congeladas, molhos, antepastos e etc.


Também fornecemos alguns de nossos produtos para venda em outros bairros da cidade, como no Bom fim (temos loja em parceria com o Chocólatras Anônimos, na Fernandes Vieira n° 360) e em mercados badalados como o Brasco (Florencio Yagartua e Viva Open Mall) e o Markt 705 (Rua cel Bordini e Dr Timoteo), entre outros.

Curiosidades

Para quem não sabe, as medialunas, aparentemente tão singelas, são iguarias de preparo complexo e delicado. A produção da massa leva em média três dias, durante os quais é feito manualmente o chamado "empaste" (penetração da manteiga na farinha), intercalando com horas de descanso da massa na câmara fria. Tal processo, além de demorado, é sujeito a chuvas e trovoadas: a massa é tão sensível que basta uma pequena mudança na umidade do ar, ou na temperatura ou tempo de fermentação, para a medialuna sair do padrão esperado. Assim, saboreie sua medialuna tendo a certeza de que ela foi feita com toda dedicação e carinho.

O sucesso absoluto dos "vigilantes"

Você já deve ter ouvido falar. Aquele irmão doce da medialuna...mmmhhh. Leva uma deliciosa calda de baunilha e acúcar demerara por cima. Sai cheiroso do forno, crocante, irresistível. Sua fama já tomou conta da cidade e há quem chame os vigilantes de "viciantes". No Uruguay os vigilantes são feitos com grasa, o que os deixa mais finos e secos. A Sabor de Luna aprimorou a receita utilizando pura manteiga, que os torna mais macios e saborosos. Resista, se for capaz!

 

As deliciosas massas recheadas do "Pastifício"


No Uruguai as famílias têm a tradição de comer massa recheada pelo menos duas vezes por semana (assim como nossa típica 'feijoada' de sábado e o 'churrasquinho'de domingo). Além de serem leves e gostosas, as massas recheadas são práticas: você compra seus ravioles, raviolones e sorrentinos congelados e os cozinha em água ou no forno, servindo com um delicioso molho (também vendemos!) e queijo ralado. Vai bem com vinho, com suco, com família e com amigos. Por isso em Montevideo você encontra pastifícios a cada esquina. Queremos estimular por aqui este delicioso hábito!