Novidades

baguete de tradition

A verdadeira “Baguete de Tradition”!

Seg, 28 de Outubro de 2013

Reconhecendo também a importância de outras especialidades, a Sabor de Luna buscou na França o segredo da famosa “baguette de tradition” (aquele pão de casca firme e crocante e miolo macio, úmido e aerado – com o sabor típico da fermentação natural).

Depois de visitar dezenas de boulangeries premiadas em Paris, desvendamos a técnica de produção e fechamos parceria com um fornecedor francês de massa madre. Agora estamos produzindo diariamente a verdadeira baguette de tradition da cidade!

Como tudo que a Sabor de Luna faz, cuidamos com detalhes de todo processo: a fermentação natural (tipo levain), a escolha da farinha mais apropriada, o método, o controle de temperatura da massa e do próprio ambiente.

 

- Você sabia que a baguette surgiu para cumprir uma lei protetiva ao trabalho dos padeiros?

Em 1920 uma lei proibiu padeiros de trabalharem antes das 4 da manhã. Por isso, os pães de fermentação longa, que até então eram enormes (vendidos em pedaços), foram afinados e individualizados para forneadas mais rápidas, surgindo assim o formato “baguette”.

 

- Por que “de tradition”?

Em 1993 o governo francês criou lei determinando que o baguette de tradition é aquele produzido em respeito aos métodos antigos de elaboração do pão desde o século XVIII.